segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Prêmio Nobel 2011 em Medicina foi dividido, pela dupla Bruce A. Beutler e Jules A. Hoffmann por suas descobertas sobre a ativação da imunidade inata e por Ralph M. Steinman pela identificação de células dendríticas e seu papel na imunidade adaptativa


Prêmio Nobel 2011 em MedicinaPDFE-mail
Ciência e Tecnologia
Seg, 03 de Outubro de 2011 07:33
O Comitê do Prêmio Nobel anunciou hoje, às 6h30 (hora de Brasília), os vencedores da categoria Fisiologia ou Medicina 2011. O Prêmio foi dividido, pela dupla Bruce A. Beutler e Jules A. Hoffmann por suas descobertas sobre a ativação da imunidade inata e por Ralph M. Steinman pela identificação de células dendríticas e seu papel na imunidade adaptativa. Segundo material informativo distribuído pela Fundação Nobel, os laureados "revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico, descobrindo princípios-chave para sua ativação." O anúncio foi feito em Estocolmo, Suécia.
De acordo com o mesmo serviço noticioso, "os cientistas há muito tempo tem procurando as chaves da resposta imune pela qual o homem e outros animais se defendem contra o ataque de bactérias e outros microorganismos. Bruce Beutler e Jules Hoffmann descobriram proteínas receptoras que podem reconhecer tais microrganismos e ativar a imunidade inata, o primeiro passo na resposta imune do organismo. Ralph Steinman descobriu as células dendríticas do sistema imunológico e sua capacidade única para ativar e regular a imunidade adaptativa, a fase posterior da resposta imune durante a qual os microorganismos são eliminado do organismo".

Ainda segundo texto distribuído pelo Comitê, as descobertas dos três ganhadores do Prêmio abriram "novos caminhos para a prevenção e a terapia contra infecções, câncer e doenças inflamatórias". Conheça o minicurrículo dos premiados:

Bruce A. Beutler nasceu em 1957 em Chicago, EUA. Ele recebeu seu MD pela Universidade de Chicago em 1981 e trabalhou como cientista na Universidade Rockefeller, em Nova York e na Universidade do Texas, em Dallas, onde descobriu o receptor LPS. Desde 2000 é professor de genética e imunologia do Scripps Research Institute, La Jolla, EUA.

Jules A. Hoffmann nasceu em Echternach, Luxemburgo em 1941. Estudou na Universidade de Estrasburgo, na França, onde obteve seu PhD em 1969. Após o pós-doutorado na Universidade de Marburg, na Alemanha, retornou a Estrasburgo, onde dirigiu laboratório de pesquisa entre 1974-2009. Ele também atuou como diretor do Instituto de Biologia Celular e Molecular em Estrasburgo e em 2007-2008 foi presidente da Academia Nacional de Ciência francesa.

Ralph M. Steinman nasceu em 1943 em Montreal, no Canadá, onde estudou biologia e química na Universidade McGill. Depois de estudar medicina na Harvard Medical School, em Boston, EUA, ele recebeu seu MD em 1968. Integra a Universidade Rockefeller, em Nova York desde 1970, onde atua como professor de imunologia desde 1988, e também é diretor do Centro de Imunologia e Doenças Imune.

Mais informações sobre os premiados podem ser acessadas no site do Prêmio Nobel.

Próximos anúncios
As datas para o anúncio dos premiados nas demais categorias já estão definidas, exceto para Literatura. Amanhã, dia 4, às 6h45, será feita a divulgação do vencedor em Física. Na quarta-feira, 5, é a vez do Nobel em Química ser conhecido a partir também das 6h45. No dia 7, sexta-feira, a Fundação anuncia o aguardado Nobel da Paz, às 6h. A categoria Ciências Econômicas terá seu vencedor conhecido na segunda-feira, 10, a partir das 8h [horários de Brasília].

Conforme praxe, a divulgação ao grande público é feita após a coordenação do comitê do Prêmio se comunicar por telefone com o laureado, anunciando a ele, em primeira mão, a escolha. Os comunicados são feitos a partir de Estocolmo, na Suécia, mas o Nobel da Paz é anunciado em Oslo, capital da Noruega.

Segundo o portal da Fundação Nobel, 802 pessoas e 20 grupos já receberam o Prêmio, desde que foi criado em 1901. Sua origem está relacionada ao inventor sueco Alfred Nobel, que reservou, em testamento, grande parte de seu patrimônio para prêmios destinados a cientistas dedicados a contribuir, em suas áreas, para o progresso da humanidade. Na atualidade, o Prêmio é considerado o de maior prestígio na comunidade científica, com repercussão entre o grande público.

Como acompanhar
As notícias em primeira mão sobre o prêmio e os premiados podem ser acompanhadas também nos canais de mídia social do Nobel no FB (http://www.facebook.com/Nobelprize.org), Twitter (http://twitter.com/Nobelprize_org (#nobelprize).

No portal da Fundação (www.nobelprize.org) é possível também acompanhar a transmissão ao vivo e baixar vídeos com entrevistas dadas pelos premiados e se inscrever para receber alertas SMS pelo telefone, ou serviços de mensagens instantâneas.

Relembre quem foram os vencedores de 2010:

Robert G. Edwards
O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2010 foi atribuído a Robert G. Edwards "pelo desenvolvimento da fertilização in vitro" .

Andre Geim, Konstantin Novoselov
O Prêmio Nobel de Física 2010 foi dado a Andre Geim e Konstantin Novoselov "para experiências inovadoras sobre o grafeno material bidimensional"

Richard F. Heck, Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki
Prêmio Nobel de Química 2010

Liu Xiaobo
O Prêmio Nobel da Paz 2010 foi recebido por Liu Xiaobo "por sua longa e não violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China" .

Peter A. Diamond, Dale T. Mortensen e Christopher A. Pissarides
Prêmio de Ciências Econômicas 2010

Mario Vargas Llosa
Prêmio Nobel de Literatura 2010 

Nenhum comentário: