terça-feira, 1 de junho de 2010

Campanha de vacinação contra gripe não atinge meta (Postado por Danuza Peixoto)

A campanha de vacinação contra gripe suína termina amanhã sem conseguir imunizar em número suficiente um dos grupos mais suscetíveis à doença: as grávidas. Entre gestantes, a cobertura atingiu 70%, porcentual que está abaixo da meta estabelecida, que era de alcançar pelo menos 80% desta população.

Também entre crianças de 2 anos a 4 anos e 11 meses e entre adultos com idade entre 30 e 39 anos a procura pela vacina não alcançou a marca esperada. Mesmo com o baixo desempenho nos três grupos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou hoje não haver perspectiva de nova prorrogação da campanha.


Apesar de não haver até agora a programação de nova prorrogação em nível nacional, o Ministério recomendou que Estados e municípios estendam as ações para garantir a cobertura mínima de 80% em todos os grupos.


O porcentual de vacinação de crianças na faixa etária entre 2 anos e 4 anos e 11 meses foi de apenas 5,4%: 515 mil crianças vacinadas de um público estimado em 9,6 milhões. Entre adultos de 30 a 39 anos, o índice de procura aos postos foi de 55,2%.


A campanha começou dia 8 de março. Desde então, foram vacinadas 70 milhões de pessoas, 21 milhões a menos do que o planejado inicialmente. A maior resistência em aderir à iniciativa foi de gestantes: o grupo tem a vacina disponível desde 22 de março.


Portadores de doenças crônicas, crianças entre 6 meses e menores de dois anos, trabalhadores de saúde e indígenas já atingiram a meta mínima de 80%. A expectativa do Ministério era de que até amanhã o índice também fosse alcançado entre adultos com idade entre 20 e 29 anos.

Nenhum comentário: